COMO DAR BANHO EM CACHORRO NO CHUVEIRO


Olha, muita gente ainda usa a mangueira pra dar banho em cachorro em casa, mas acho meio complicado porque normalmente a água é fria e se você não secar bem o seu cão depois do banho, além dele poder ficar doente, ainda pode pegar uma doença de pele.
Quem gosta de verdade do seu cão, faz o possível para que ele fique bem, e quem tem condições leva toda semana no pet shop pra tomar banho e sair de lá cheiroso. Só que muita gente, como eu, não tem condições de gastar sempre no pet shop e precisa improvisar o banho em casa. Com os cães peludos é mais complicado, pois além do banho é necessária a tosa. O ideal seria levar eles pelo menos uma vez por mês para o banho no pet, pois além do banho, normalmente eles cortam as unhas também. Mas nem sempre é possível fazer isso, então, pra quem tem que dar banho em casa as vezes, ai vão algumas dicas que podem ajudar.

O chuveiro é o local mais fácil pra dar banho no seu cãozinho, lá você pode molhar o chão à vontade e tem água quentinha pra não judiar do seu bichinho. Normalmente, na hora do banho, vou preparada com alguma roupa que eu possa molhar, pois pode e na maioria das vezes acontece.


Na hora do banho da minha cachorra Lara, eu levo pra o banheiro:

  1. Shampoo para cães (eu uso o anti-pulgas e carrapatos porque caminhamos bastante e eles podem vir junto), o ideal é  o shampoo neutro;
  2. Condicionador para deixar o pelo mais macio e brilhoso (é opcional, mas vale a pena);
  3. Uma toalha pra começar a secar enquanto está bem molhado;
  4. Secador de cabelos;
  5. Colônia pra deixar um cheirinho bom (opcional, mas o cheiro fica uma delícia)
Eu fecho a porta do banheiro pra minha amiguinha não tentar escapar, e como tenho o box, fecho também, mas antes, ligo o chuveiro na mangueirinha e vou sentindo no meu punho a temperatura da água, tem que ser morna, água quente resseca os pelos e pode queimar a pele. Quando vejo que a temperatura está boa, coloco a Lara embaixo da mangueirinha e a molho por cima, não precisa encharcar, e sempre tomo cuidado com as orelhas e os olhinhos, só molho a carinha dela depois que molhei o corpo, e seguro o focinho e a ponta das orelhas com as mãos pra não entrar água no nariz nem no ouvido. Já li que o ideal é colocar algodão antes do banho nos ouvidos e tirar quando acabar o banho, mas quando faço isso, tenho medo de empurrar o algodão mais do que devo.


Com uma mão segurando o focinho, coloco shampoo na carinha dela e esfrego sem forçar pra limpar, mas tomo cuidado com os olhos pra não entrar sabão e também cuidado com o nariz e ouvido pra não entrar água. Na cabeça uso as duas mãos e ensaboo bem, depois já jogo água com a mangueira pra começar o resto do corpinho. Não sei se é necessário já enxaguar a carinha e a cabecinha deles no começo que nem faço, mas assim evito deixar resto de shampoo pra entrar nos olhinhos.

Depois, passo shampoo nas patinhas e esfrego entre os dedinhos dela com as mãos, ai coloco um pouco mais e vou pras perninhas, esfregando o pelo de cima pra baixo com firmeza e cuidado pra que limpe bem. 


Ai continuo jogando shampoo no resto do corpinho e esfrego o pelo com as mãos (se o cão for peludo é bom que seja em apenas um sentido pra não embaraçar), fazendo bastante espuma e massageando pra tirar as sujeiras. Normalmente, uso o shampoo apenas uma vez, mas se ela estiver muito suja é bom duas vezes pra limpar bem.


Assim que ela está toda "espumada" e já esfreguei tudo, jogo água de cima pra baixo enxaguando bem para não sobrar restos de shampoo. Jogo água na cabecinha de novo com todos os cuidados pra ver se saiu tudo mesmo. Sei que é necessário esvaziar a glândula anal, já li sobre isso, mas como tenho medo de machucá-la, não faço, apenas esfrego as partes íntimas na hora do banho com cuidado pra deixar ela bem limpinha, sei que em alguns pet shop eles fazem isso como deve ser feito. Se você não sabe se eles esvaziam essa glândula no pet shop, pergunte, eu não sabia disso e depois que li me informei no pet shop que eu levo e a moça disse que eles não fazem porque não tem necessidade se está tudo bem... ai não sei dizer... como A Lara não é fedida e não sinto esse cheiro horrível da glândula que dizem, continuo levando o mesmo lugar e nunca tive problema, mas caso te interesse, vi isso nesse site: http://pt.wikihow.com/Espremer-a-Gl%C3%A2ndula-Anal-de-um-Cachorro, prefiro não mexer...


Após o shampoo, gosto de passar o condicionador, já não é preciso esfregar tanto, mas é bom para deixar o pelinho mais macio e brilhoso. Enxáguo também em abundância da mesma forma que o shampoo, sem deixar resíduos e desligo a água.

Normalmente, antes de enrolar a toalha, deixo a Lara se chacoalhar bem pra tirar o excesso da água, ai a pego com a toalha, e como não tenho uma mesa para fazer isso, faço em cima do vaso sanitário com a tampa fechada e um pano em cima pra ela não escorregar.


Com a toalha, dá pra tirar bem o excesso de água, depois prefiro usar o secador de cabelos para acabar de secar, mas alguns cães, com problemas de pele, não podem usar secador, então seria bom perguntar ao veterinário se o seu pode. Somente com a toalha leva bem mais tempo e tem que tomar cuidado pra não ficar úmido e deixar fungos se alastrarem. 



Com o secador morno, passo com toda a calma, sempre com uma distância de uns 10 centímetros para não queimar, e vou passando o secador por todo o corpinho dela até sentir que está bem sequinha. Tem que se atentar para as perninhas e o rabo, pois as vezes acumulam água. No começo a Lara tinha medo do barulho do secador, mas ela já está se acostumando, pois vê que é quentinho e fica sentindo o vento no rosto com os olhinhos fechados quando passo.



Depois de secar, espirro um pouco de colônia na nuca e seco mais um pouquinho. As orelhas eu limpo com algodão umedecido em uma loção própria pra isso, e se precisar, é bom passar um lencinho umedecido nas partes íntimas, pois tenho medo de queimar se passar muito o secador.


Com a Lara, não tenho problemas com os pelos, pois a pelagem dela é curta e nem preciso escovar. Mas sei que muitos cães tem a pelagem maior e precisam ser escovados. A parte do banho, pode ser igual pra todos, então expliquei como eu faço com a minha cachorra, mas a secagem varia dependendo do tipo de pelo. Por isso, vou deixar aqui alguns sites que encontrei e ensinam algumas dicas de escovação e como fazer pra secar o seu cãozinho peludo! Agora, depois desse banho, o gostoso é abraçar e beijar o seu bichinho que está com o cheirinho mais gostoso do mundo!


Sites sobre como banhar, secar ou escovar os cãezinhos peludos:






PS: Não se esqueça, que do mesmo jeito que vacina, os cães só podem tomar banho depois de 45 dias de idade. Antes disso eles ainda são muito vulneráveis